Musicoterapia
O trabalho tem como proposta inserir seus participantes no universo musical. As atividades objetivam estimular as áreas motora, cognitiva, expressiva e criativa.
Através das práticas musicais possibilita-se a abertura de canais de comunicação que atingem a esfera verbal e não-verbal.
-
Experiência recreativa: consistem em executar, reproduzir, transformar e interpretar qualquer parte ou todo de um modelo musical existente.
-
Experiência de composição: consiste em criar músicas.
-
Experiência de improvisação: consiste em criar ritmos, melodias, harmonias de improviso.
-
Experiências receptivas: atividades ligadas à audição musical.
EDUCAÇÃO MUSICAL
“Juntar pessoas com deficiências no mesmo ambiente educacional musical de forma consciente e direcionada pedagogicamente para que todos aprendam.” (Louro, 2015 p.36)
Por meio de metodologias ativas de maneira prazerosa e lúdica, conhecer a teoria musical, através das propriedades do som. Estimular o aluno a improvisar, imaginar, a linguagem, criatividade e raciocínio. Trabalhar as percepções auditivas, rítmica, melódica, a expressão corporal, vocal e facial.


